Situação fictícia – Parte 1

12 09 2008

Situação fictícia – Parte 1
Soninha estava perdida no meio dos livros de história que sua avó tinha lhe dado de presente. Não que a avó fosse rica. Isso ela não era mesmo. Já tinha sessenta e cinco anos e ainda trabalhava todos os dias como governanta. Ela gostava do seu serviço e costumava dizer que seu jeito de organizar tudo é que tinha agradado a “patroa”. Dona Sofia era assim mesmo. Tudo tinha de ficar no lugar, arrumadinho, guardadinho. Se ela visse Sonhinha com os livros todos espalhados no chão, iria logo falar:
– Mas, minha filha, você não sabe ler sem fazer toda essa bagunça?
Soninha não sabia. Bom mesmo era poder ficar ali, no chão, sentada entre os presentes dados pela avó, no Natal: nove livros novinhos e, pasmem, todos da mesma autora. Porém ela não estava assim à-toa. Tinha bem uma razão. Na escola dela estava acontecendo um coisa muito legal: um concurso de literatura com direito a prêmio e uma tarde de autógrafos com a autora de seus livros novos: a Sofia Leno. Não só com ela. Tinha também a Beatriz Cintura, a Camila Silva, o José Jorge, o Antônio Luiz…
E ela estava assim, no chão folheando e lendo os livros, porque queria muito participar do concurso. Só que, antes, precisava saber mais sobre o que essa autora, a Sofia Leno, escrevia, sobre suas histórias, sua vida. Ah, a autora tinha o mesmo nome da avó de Sonhinha. Será que por isso ela gostava tanto do que essa Sofia escrevia?
Bom, mas deixa eu me apresentar para vocês. Fiquei aqui falando da Soninha e nem contei quem  sou: o narrador desta história! Vocês sabem o que isso quer dizer? Que sou eu quem vai contar tudinho para vocês! Embora eu não tenha participado diretamente dos acontecimentos, fiquei observando a Soninha durante todo o tempo do concurso. A menina é bem bacana e muito esperta. Espero que vocês gostem dela. E, se tiverem alguma dúvida, não se acanhem em me perguntar. Eu sei tudo sobre a nossa personagem principal, sua família, seus sentimentos e vontadesl. Enfim, estou por dentro de tudo. Sabe como é, né? Coisas de narrador! Vamos começar do começo, então?
Tudo começou em agosto, quando Antônio, o professor de Português da Soninha, chegou à classe e contou para os alunos que eles participariam de um concurso de literatura. Como eles tinham estudado até aquele momento um monte de coisas sobre textos narrativos, lido muitas histórias e escrito outras tantas, o professor achou que aquele concurso poderia inseri-los em um contexto real de uso da língua.
Aliás, o concurso vinha a calhar mesmo. E tinha a ver com a seguinte situação: várias escolas públicas da cidade de Bocato poderiam inscrever seus alunos de quinta a oitava série no concurso para que escrevessem um conjunto de textos narrativos que, se escolhidos, seriam publicados em um livro de verdade, iguais aos de Sofia Leno.
Só de pensar nisso, Soninha já começou a sonhar, porque ela ADORAVA ler e escrever. E tinha muitas idéias mesmo. Bom, mas tinha mais: eles teriam dois meses para produzir as histórias e enviá-las pelo correio para os organizadores do evento. Os avaliadores dos textos seriam autores de verdade (quer dizer, profissionais!), que escolheriam os textos e, depois, passariam algumas horas com os autores mirins.
O mais legal é que, durante esses dois meses, esses autores fariam visitas em algumas escolas para falar com os alunos e contar um pouco sobre seu processo de escrita, as dificuldades que encontravam quando iniciavam uma nova história, como sabiam quando uma história estava pronta e acabada etc.
Por isso a Soninha estava lá, sentada com seus livros. A Sofia Leno ia à sua escola na próxima semana e ela queria perguntar um monte de coisa sobre seus livros. Pegava mal falar com a escritora sem ao menos conhecer seus textos, né?

Débora de Angelo e  Eliane Aguiar. Texto escrito especialmente para este Caderno.


Ações

Information

82 responses

17 08 2009
BEATRIZ MOREIRA BEZERRA

nossa quando vi esse texto no caderno do aluno q eu li eu amei parabens para a escritora(or)

22 09 2009
Steph e Gabr

eu achei o massimo o tema do seu texto

25 08 2011
filipe

eu odeio isso vc tem que odeiar isso é muito chato só tir 0,0 ou 1,0 nesse negócia

22 09 2009
Geovan e Felipe

Nós achamos que na nossa escola deveria ter
uma biblioteca com muitas estórias da Sofia Leno
por que as histórias dela são muito enteressante

22 09 2009
estela e tamires

eu achei uma historia muito interessante! eu queria que na minha escola tambem tivesse uma bibliooteca.

23 09 2009
Cátia

Olá, garotas, tudo bem?
Na minha escola a biblioteca ainda não está funcionando, mas eu levei alguns livros de casa e pedi que nos emprestassem alguns da biblioteca. Então eu fiz o que propõe o livro: forrei o fundo e a lateral de uma caixa e depois coloquei alguns laços e enfeites; pedi antecipadamente aos alunos que levassem almofadas e tapetes e no dia coloquei a caixa com os livros no pátio e eles os pegaram para ler. Foi muito bom esse momento, pois todos os alunos se interessaram pela leitura.
Abraços.

22 09 2009
nathalia e mariana

nós adoramos a narrativa e adorariamos que voce viesse na nossa escola apresentar alguns de seus livros ,quando crescermos iremos publicar um livro em sua homenagem pois eles são educativos,criativos e incentivam a lermos e escrevermos com atenção…
até mais sofia leno…

22 09 2009
valeria e karina

nos achamos esta historia muito legal nos gostariamos que nossa escola tivesse uma biblioteca.

22 09 2009
mayumi e sara

eu acheiii que voces mandaram bem escrevendo essa historia, ela chama muita atençao e todos eu acho que gostaram!!!!!quem sabe que se na nossa escola poderia ter uma biblioteca para lermos e aprendendo mais

22 09 2009
matheus e devilson

gostamos de sua historia!! a da Soniha,uma menina que morava com sua vó
foi muito legal,espero que vc escreva mais livros

22 09 2009
lukas e keila

os seus livros são muitos bons você tem muita criatividade
nus mande uma foto sua, te adoramos.Beijos de lukas e keila.

22 09 2009
Jonathan Luis Fernando

Sofia eu achei essa historia muito legal!E voce escreve muito bem suas historias!e eu gostei muito!

22 09 2009
joão antonio

eu gostei da sua estoria ela é muinto legal é como se fosse um passa tempo

22 09 2009
Matheus e Devilson

adoramos esse livro,queria que minha escola fizesse um projeto desse.TchauBj

23 09 2009
Cátia

Olá, garotos.
Que bom que tenham gostado do meu site, Algumas estórias são de livros e outras de meus alunos.
Abraços.

22 09 2009
maikson joao vitor

nos gostamos muito do seu livro. mande uma das suas história . são muitos bons mesmo .

23 09 2009
Cátia

Olá Maikson, tudo bem?
Algumas histórias desse site foram tiradas de livros de vários autores e algumas foram escritas pelos meus alunos.
Abraços.

23 10 2009
Maria Eduarda Coetti

Oie!Sou a Maria Eduara Coetti tenho 11anos e estudona escola E.E. Deputado Eduardo Vicente Nasser em divinolandia todos os bimestres recebemos novas apostilas !!

tem os volumes 1,2,3e 4 a gente ainda nao acabou a apostila volume 3 na primeira situaçao de apendizagem tem este texto estou fazendo um trabalho que é inventar um titulo na parte 2 fazer o resumo e inventar o final no meu finala Soninha vai ganhar o concursa a Sofia Leno vai fazer um passeio com ela e a Sofia Leno vai ter uma participaçao no livro que vai ser publicado na escola

Os alunos:Soninha , e mais tres que eu inventei que sao ricardo,gabriel e aninha tambem vao ganhar o concurso

muito sucesso a voce e o meu final vai ser bem interresante igual a sua historia

beijos e abraços

16 08 2010
carolina

gostei muito disso me ajudou muito no trabalho muito obrigado!!!

9 09 2010
thayna

adoro as historias

12 08 2011
elvis

sofia leno eu adoro muito ceus livros vou continuar lendo táaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

12 08 2011
elvis

sofia sou muito sua fá???

13 08 2011
profcatia

Que bom que você gosta de ler. Isso é muito importante.
Obrigada por deixar comentários no meu blog.
Abraços.

17 08 2011
elza

eu quero saber quem foi SOFIA LENO?

18 08 2011
profcatia

Já fiz pesquisa na internet e não achei nenhuma escritora com esse nome. Continuo com a hipótese de que ela é uma escritora fictícia criada para o projeto do Caderno do Aluno.
Abraços.

18 08 2011
yuri

eu amei e muito bom

18 08 2011
hugo

o livro é interesante

19 08 2011
profcatia

Oi, tudo bem?
Que livro você achou interessante?
Beijos.

18 08 2011
yuri

A minha classe leu todas as partes 1 ate 5 e adorei é muito interesante por favor escreva mais partes do texto

19 08 2011
profcatia

Olá, tudo bem?
Que bom que vocês gostaram. Vou escrever sim. Pode deixar. Eu tive uma série de imprevistos que me fizeram parar de escrever no Blog, mas voltarei a escrever. Obrigada pelo incentivo.
Beijos.

18 08 2011
B.D BAD BOYS

EU ACHEI SEU TEXTO MUITO CHATO, NÓS JA ESTAMOS NA APOSTILA E EU JA li o texto parte 1234 somos dois bad boys que naum encontramos nada de bom

19 08 2011
profcatia

Olá, tudo bem?
Talvez vocês ainda encontrem algo de bom para ler. Se não for no meu blog pode ser em outros, ou em algum site, livro, jornal, revistas… Enfim, existe uma infinidade de locais nos quais você poderão encontrar algo que os agrade. Não desistam.
Beijos no fundo do coração.

18 08 2011
bruno e rodrigo

bruno:gostei muito da sua historia e na apostila 3 li a perte1,2,3,4 Será que a Soninha vai me ajudar a gostar de ler? Tomará Rodrigo:eu gostei muito dos textos por causa dos perssonagens do asunto etc

19 08 2011
profcatia

Oi, Bruno, tudo bem?
Eu acho que vai, será que não?!
Beijos e boa leitura.

18 08 2011
Larissa e Maria Julia

Ola! somos a Larissa e Maria Júlia tudo bem, achei muito legal a sua história e agora mais ainda porque estamos indo na sala de informatica, na escola que estudamos ha uma biblioteca que a gente podemos pegar livros e levar para casa e depois se quizermos podemos contar a historia para a professora

19 08 2011
profcatia

Uau! Que dez, hein?!
É muito bom podermos pegar livros na biblioteca e levá-los para casa. É tão gostoso poder ler em um lugar tranquilo. Em algumas escolas já existe esse espaço, mas infelizmente são poucas. Mas nada impede que façamos uma boa leitura, não é mesmo?
Beijos.

18 08 2011
anderson e murilo [E.E Capitão Getulio Lima

Adoramos o seu texto da soninha,espero que tenha-mos mais oportunidades de conhecer outros textos na postilas ou em livros

19 08 2011
profcatia

Olá,
Obrigada, mas quero deixar claro que o texto não é meu. Foi retirado do Caderno do Aluno, Volume 3. Está bem?
Beijos no fundo do coração.

18 08 2011
B.D BAD BOYS

Eu gostaria de saber muito sobre Sofia Leno será que ela é real?
O que vocÊs é real?

19 08 2011
profcatia

Olá, tudo certo?
Nós somos reais sim. Sou uma professora da rede pública estadual em São Bernardo do Campo e montei este Blog, a princípio, para editar textos de meus alunos e para eles. Fico contente em saber que outros alunos o estejam acessando. Espero poder colaborar de alguma forma.
Beijos no fundo do coração.

19 08 2011
profcatia

Ah, quanto a Sofia Leno, tudo indica que ela seja uma escritora fictícia, mas existem ótimos escritores na vida real que continuam escrevendo coisas maravilhosas e alguns que já partiram, mas deixaram muitas coisas boas, não é mesmo?

18 08 2011
yuri

Oi, meu nome é Iasmim, eu adoro,ler, e escrevo muito bem, já ganhei um concursso de frases, espero um dia escrever tão bem quanto voce, tenho 11 anos e estudo na escola estadual Capitão Getúlio Lima. Continue escrevendo livros.

19 08 2011
profcatia

Olá, Iasmim, tudo bem?
Parabéns, garota. Continue assim. Eu ainda não escrevi nenhum livro. Na verdade, estou ensaiando para escrever, já comecei, mas acho que ainda não chegou a hora. Um dia quem sabe…
Beijos e obrigada pela força.

18 08 2011
izabela peron

Eu gostei do texto pois vem em partes e assim me deixa curiosa para saber o restante

18 08 2011
Estéfani,Laura,Jean

Oi.somos da 5 série estamos na situação de aprendizagem 1,que tem esse texto,achamos o máximo.Bjs

19 08 2011
profcatia

Oi, tudo bem?
Eu trabalhei com ele nos anos anteriores e até montei Projetos de Leitura. Infelizmente não obtive apoio para chegar ao produto final do projeto por vários motivos e neste ano não sei se trabalharei da mesma forma, mas ele realmente é um grande incentivo à leitura.
Beijos.

18 08 2011
André Luiz, Evelyn e Pedro

Estou estudando o texto da Situação de Aprendizagem 1 vol.3, achei esse texto muito bom, pois ele estimula as crianças a ler.E fala de Soninha que adora ler e com sua escola, conhece Sofia Leno uma escritora fasmosa.

19 08 2011
profcatia

Olá, tudo bem?
Que bom que você gostou. Pelo jeito você também gosta muito de ler, não é mesmo?
Beijos.

20 08 2011
Guilherme

neeeeeeeeeeeeeerdddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

20 08 2011
profcatia

Olá, tudo bem?
Abraços, muita Paz.

18 08 2011
cristian

A nossa escola tem biblioteca,mas só funciona de manhã, é uma pena porque poderia funcionar a tarde porque assim ficaria mais para eu e meus amigos pegasr livros

19 08 2011
profcatia

Olá, tudo bem.
Realmente é uma pena, mas não desista. Procure bibliotecas municipais na sua cidade.
Beijos.

18 08 2011
laiane

Oi meu nome é Laiane e tenho 11 anos,e gostei muito da sua historia,mas não gosto muito de ler.eu moro em Sales Oliveira e estudo na escola E.E.Capitão Getulio Lima beijos.

19 08 2011
profcatia

Que pena que você não gosta de ler. Ler é tão gostoso e nos faz descobrir tantas coisas… Talvez você ainda não tenha descoberto o tipo de leitura que te agrade, mas não desista, você vai encontrar e aí ninguém mais vai te segurar.
Vá em frente.
Beijos.

18 08 2011
bruno e rodrigo

oi eu me chamo ana rita e sou da 5B e aqui na E. E. capitãõ getulio lima nois estamos lendo e trabahando o seu texto eu acho muito muito legal xau beijos de ana rita

19 08 2011
profcatia

Obrigada, Ana Rita!
Que bom saber que você está gostando e que, de que alguma maneira, estamos podendo te ajudar.
Beijos no fundo do coração.

19 08 2011
Guilherme

Oi eu Guilherme, da 5d, é muito interessante ler uma hitória em 5 partes! Eu li a histó da Soninha e adorei, porque eu adoro ler e escrever! sou um aluno nota 10! Até mais colegas deoutras salas da escola!Até mais meus amigos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

20 08 2011
Guilherme

eu sou BURRO!! escrivi histó! era história!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!@@@@@@@@@@@@@##########%%%%%%%%%%%%$$$$$¨¨¨¨¨¨¨¨&&&&&&*******((((((())))))_______++++++=========+======

19 08 2011
André Luiz, Evelyn e Pedro

O MEU NOME É JUNINHO,SOU DA 5D, ESTAQMOS NA SITUAÇÃO DE APRENDISAGEM 1, E EU NÃO GOSTO DE LER MUITO NÃO
TCHAU faloooOOOO

19 08 2011
phelipe

nos gostamos da sofia leno como soninha gostávamos muito dela
e queriamos conhece-la como soninha há conheceu.

19 08 2011
Gustavo e Rian [E.E Capitão Getulio Lima

Eu achei muito bom o texto e queria que tivesse muitos livro dela aqui da escola … eu sou Rian da 5D SALES OLIVEIRA E.E Capitãõ Getulio Lima Bjsssssssssssss.

19 08 2011
Matheus

oi me chamo Matheus e muito legal ler livros de varias autoras é imteressante,adorei a historia da Soninha.Estudo na 5d na E.E.CAPITÃO GETÚLIO LIMA abraços ,até mais!

19 08 2011
Carolina

Olá, me chamo Ana Carolina, eu estudo na escola E.E. Capitão Getúlio Lima. Eu adorei esse texto, e queria que na minha escola, tivesse esse concurso. Beijos. Tchau

19 08 2011
FLAVIO

MEU NOME É FLAVIO EU GOSTEI DESTE TEXTO EU SEMPRE VOU LER ELE FALOOOOOOOOOooooooooooooooooooooooooo………………………………..

19 08 2011
izabela peron

Olá!Somos Maria Fernanda e Beatriz,temos 11 anos gostamos muito de suas histórias,nós também gostamos muito de ler e escrever
Estudamos na Escola Estadual Capitão Getulio Lima,beijos ate mais.

19 08 2011
kaique

eu adorei a historia e gostaria de fazer uma roda
para fazer varias pergunta e comentar sobre a
historia de sofia leno

19 08 2011
Eduarda

Adorei esse texto,gostaria que em nossa escola E.E Capitão Getúlio Lima houvesse um concurso de literatura,pois adoro ler,e nossa biblioteca está funcionando muito bem.

Beijos.
Tchau.

19 08 2011
Maria Fernanda e Beatriz

Olá!Somos Maria Fernanda e Beatriz,temos 11 anos gostamos muito de suas histórias,nós também gostamos muito de ler e escrever
Estudamos na Escola Estadual Capitão Getulio Lima,beijos ate mais.

19 08 2011
Caio e Pedro

Nós tbm queriamos uma roda de leitura,e achamos a história muito interessante.
Caio e Pedro.5ºD Sales Oliveira
E.E Capitão Getulio Lima.

19 08 2011
Anelize

olá, também gostei desse texto, pois adoraria fazer um concurso de literatura na minha escola E.E Capitão Getulio Lima.

Beijos

19 08 2011
jonas e jhonatas

sorte que nossa escola tem uma biblioteca que podemos pegar livros.
nós adoramos a história .

19 08 2011
yuri

oi pessoaleu não gosto muito de ler e escrever mas o texto de aprendizagen 1 eu já fiz obrigado tchau

19 08 2011
wainata

vitória e wainata
achamos o texto interessante e muito educativo, adoramos ler e escrever
somos da 5d da e.e capitão getulio lima
bjs

20 08 2011
Guilherme

Eu achei muito interessante essa história da soninha! Pena que a sofia Leno não existe!Eu so Guilherme da 5D, e meu orkut é:
guilhermeaug2010@hotmail.com
me adicionem!
Até a proxima

20 08 2011
Matheus

oi!!!!!!!@@@@@########$$$$%%%%%%%%%¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨&&&&&&&&&&**********(((((((((((()))))))))))))_________+++++++++++++++========================

20 08 2011
profcatia

Oi, tudo bem?
Abraços.

21 08 2011
laura

essa historia e muito boa
parabens por escreve-la

21 08 2011
profcatia

Olá, Laura, tudo bem?
Não fui eu quem a escrevi. Só a copiei do Caderno do Aluno, 6º ano, terceiro bimestre.
Beijos no fundo do coração.

26 08 2011
vitoria

vitoria
oi amei a suas històras
bjs

10 11 2011
luh

nao tenhu criatividade para terminar essa historia !

11 11 2011
profcatia

Claro que tem, fofa.
Abraços, boa sorte.

13 08 2012
leticia

é eu gostei pelaprimeira vez na verdade eu naumm sou muito de ler mas as veses é legal !!!!gostei…kk

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: