Situação fictícia- Parte 2

17 09 2008

Durante toda a semana antes do encontro com a autora, os alunos da classe de Soninha tiveram muito trabalho. Primeiro, o Antônio (o professor de Português, lembra) organizou uma roda de leitura,, na biblioteca da escola, para apresentar os livros de Sofia Leno. Havia histórias de todos os tipos: para “criancinhas”, para jovens e até para gente adulta.
Como o espaço era pequeno e não havia mesa e cadeira para todos, o professor resolveu fazer uma roda no chão, com os livros espalhados sobre uma colcha vermelha e uma mala antiga, cheia de adesivos que indicavam as muitas viagens feitas por seu dono. A biblioteca tinha sido preparada por Dona Susy (ela trabalhava lá, cuidando dos livros, dos empréstimos) que, preocupada em deixar o lugar bem bonito para que todos os alunos se sentissem confortáveis e com vontade de voltar, combinou com o professor a roda assim, com manta, mala antiga e muitos livros espalhos.
Ah, mas não tinha só livros da biblioteca não. A Soninha contribuindo para ampliar o acervo, resolveu levar os próprios livros (e para não misturar com os da escola, escreveu seu nome com canetinha colorida em várias páginas).
Eles folhearam tudo, leram alguns trechos, conversaram sobre os textos e a vida da autora, escolheram livros para serem lidos em casa. A Soninha pegou um livro que ainda não conhecia e emprestou os seus para os colegas, com a condição de que tomariam cuidado e os devolveriam na semana seguinte (A Soninha tinha um pouco de ciúme de seus livros!
Também fizeram um roteiro com as perguntas que gostariam de fazer para a Sofia Leno, coisas do tipo: como ela se tornou uma escritora; por que ela escolheu essa profissão; quando descobriu que escrever histórias era importante para ela; para quem ela mais gostava de escrever; o que ela aconselhava para quem quer começar a escrever….

Débora de Angelo e Eliane Aguiar.
Texto escrito especialmente para o Caderno do Professor – 5ª série, 3º Bimestre.


Ações

Information

One response

22 10 2009
maria sousa

gostei muito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: