Passatempo

1 09 2009

http://www.bomdehumor.com.br/materia/passatempos/1323–jogando_com_feijoes.htm

 

<!–

–>

 
38 21
15 3
Mancala Jogando com feijões Brincadeira vinda do oriente é fácil de fazer em casa por Júlia Bolliger
a+ | a-

Jogo milenar, as origens da Mancala não são precisas, mas alguns dizem que já era jogada no Egito Antigo. Aparentemente fácil, é um dos jogos mais populares da Ásia e na África, comparável ao xadrez no ocidente. O objetivo é realmente simples, capturar o maior número de peças, mas descobrir as estratégias para vencer é o verdadeiro desafio.

O tabuleiro é composto por duas fileiras de 6 buracos e um buraco maior (veja a foto acima). Os seis buracos de um dos lados são seus e um dos buracos maiores é a sua mancala  (seu depósito de peças capturadas). Os que restaram, são do adversário.

As regras podem variar, mas geralmente o jogo começa com 4 peças (podem ser feijões, sementes ou pedras)  em cada buraco. Em sua jogada você deve escolher um dos buracos, retirar todas as suas pecinhas e distribuí-las pelos outros buracos, uma para cada, no sentido anti-horário. Quando você passa por sua mancala, você deixa uma peça nela como se fosse um buraco normal, mas a mancala do adversário você pula.

Se a última peça distribuída cair na sua própria mancala, você joga novamente. Se ela cair em um dos seus buracos e ele estiver vazio, você leva para sua mancala não só essa peça, mas todas as que estiverem no buraco adversário correspondente do lado oposto do tabuleiro. A brincadeira acaba quando as pecinhas estiverem todas nas mancalas. Conta-se então, e quem tiver mais feijões, pedras, ou sementes, vence.

Parece simples demais, mas o jogo vai ganhando em complexidade conforme se brinca e se aprende suas estratégias.

O melhor é que o jogo, vendido em lojas de brinquedos artesanais e educativos, pode também facilmente ser reproduzido em casa. Pegue uma embalagem de uma dúzia de ovos e arranque a tampa. Pronto, você já tem o tabuleiro. Como mancalas você pode usar xícaras ou copos e as peças podem ser feijões. Boa diversão! Afinal, um jogo que sobrevive praticamente inalterado por milhares de anos não tem como ser chato.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: